Quem Somos

Associação Beneficente Casa da União nasceu da prática da beneficência e da importância para o desenvolvimento do ser humano no ato de servir e fazer o bem ao próximo. É um movimento de solidariedade, inspirado no amor, na bondade e na fraternidade, sem nenhum tipo de discriminação. 

Em 1971 José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, começou a realizar o trabalho de beneficência estatutariamente, por meio de uma sociedade religiosa, denominada União do Vegetal. Com o aumento do número de sócios e dos trabalhos realizados, foi necessária uma organização, criando assim o Departamento de Beneficência, existente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Fora do território brasileiro a Associação Beneficente Casa da União atua com as monitorias de beneficência nos Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália.

Com o tempo e a possibilidade de expandir os trabalhos de beneficência externo, ou seja, para as pessoas que não fazem parte da sociedade religiosa, começaram a ser criadas as “
Unidades Beneficentes”, que são instituições sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural, que buscam proporcionar, dentro de suas possibilidades e sem qualquer tipo de descriminação, a assistência social, cultural e educacional, além de promover a formação moral, profissional, física e cívica nas localidades onde está presente.

Fundada em 1993 na cidade de Campinas – SP, a Unidade Beneficente Estrela da Manhã (UBEM) é uma associação civil, filantrópica, que tem por objetivo proporcionar assistência social, educacional, cultural e em saúde a pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social, bem como apoiar outras entidades de mesma finalidade.

No dia 23 de janeiro de 2017 com o ideal de uma estrutura capaz de captar recursos, organizar o trabalho e dinamizar as mais diversas soluções em beneficência de uma forma padronizada e regulamentada, o novo estatuto para as atividades da Associação Beneficente Casa da União que rege a participação dos associados e organiza a estrutura e administração foi aprovado. No dia 10 de fevereiro de 2017 foi eleita a primeira diretoria, constituída por: Presidente, Vice-presidente de Comunicação, Vice-presidente no Âmbito Internacional, Vice-presidente de Captação de Recursos e Expansão de Projetos, Vice-presidente Local (DF), 1º Secretário, 2º Secretário (DF), 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro (DF) e Conselho Fiscal. Além da diretoria, a Casa da União possui um Conselho Consultivo e também quatro coordenadores.

As Casas da União associadas possuem uma diretoria própria local e recebem a supervisão e direcionamento da Matriz de forma continuada e permanente, tendo sua autonomia administrativa, fiscal e tributária preservadas. A Associação Beneficente Casa da União – Matriz proporciona a uniformidade, melhora na comunicação e organização, além de métodos de diretrizes de trabalho, que aproxima as Casas da União Associadas da Diretoria Geral, fortalecendo assim os trabalhos locais, aumentando a produtividade, o compartilhamento de recursos entre filiais e melhores práticas com as Associadas, facilitando assim o exercício da prática do bem, de forma continuada e permanente.

Atualmente, somos 33 Casas da União, 32 localizadas no território brasileiro e 1 na Suíça, atuando em união com 243 monitorias de beneficência, em 11 países. As atividades são realizadas com o auxílio de voluntários que trabalham em união em prol da Paz e do Amor.

As Casas da União já auxiliaram a milhares de pessoas durante todo o tempo que vem atuando, e anualmente são realizadas mais de 1.000 atividades beneficentes, beneficiando a milhares pessoas, com o auxilio de voluntários.

 O que não é mensurável em números e que para nós tem grande valor, são os laços de amizade que são feitos, os momentos de alegria compartilhados e principalmente o sentimento crescente do amor à prática do bem durante a realização das ações de beneficência!

Os recursos financeiros para a realização das atividades são oriundos de mensalidades, parcerias e doações. As atividades são realizadas em prol do bem e da fraternidade humana, dentro das possibilidades e necessidades locais, sendo que cada Casa da União pode realizar as atividades dependo da realidade local, disponibilidade e peculiaridades das regiões, seguindo as diretrizes que são:

Projeto Luz do Saber

Dia da Beneficência

Promoção da Saúde

Projetos Locais

+ 0
Voluntários e beneficiados envolvidos nas ações, projetos e atividades
+ 0
Sócios da casa da união
+ 0
ações, atendimentos, doações realizadas nos núcleos e pela UBEM

Carita@2023. All rights reserved.

Design by WPDeveloper